quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Resposta a resposta do Pr Lucinho.


E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!  Lucas 17:1

Primeiramente não sou contra o Pr. Lucinho, pelo contrário, sou a favor principalmente dos cristãos que estão tentando fazer diferença na humanidade. Quero reforçar o que estou dizendo plagiando o ditado: Contra "frutos" não há argumento. Ele tem apresentado frutos, porém devemos avaliar se são realmente frutos ou apenas é o resultado da fama que arrebanha multidões. O capítulo de João 6 é um bom começo pra entender isso. Enfim, não cabe a mim fazer isso, mas o autoexame bíblico.

Realmente ele tem conseguido bons resultados. Parece que todo mundo gosta dele e que sua aceitação é muito alta. Ok. Ele tem um conceito muito forte no meio da juventude, além de ter trabalhado nas duas maiores igrejas de BH. Igualmente, ok. Mas, tirando suas credenciais que adquiriu nestas Igrejas que ele passou, preciso refletir se é conveniente a foto abaixo.



Em resposta a polêmica gerada pela foto acima, ele publicou um vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=PW6j0dhOwH8

 "Beleuzura” foi a sua resposta. Tem temas e testemunhos até edificantes, mas foi ofensiva a quem discorda dele e se "explicou" demais. Pelo visto, não sei se por marketing ou por inocência, a foto rendeu muito. Entretanto, devemos analisar algumas coisas simples.

Quem tem atitude polêmicas vai colher o quê? Polêmica. O significado de polêmica está relacionado a tudo aquilo que gera controvérsia. Quem tira uma foto como esta vai ter respostas críticas mesmo. E neste ponto, o certo é aceitar a crítica. Precisamos avaliar que para muitas pessoas esta é uma foto de mau gosto.

Depois veio o vídeo da justificativa. Vamos pensar... Realmente ele diz as coisas loucas que fez. Muito bom e ressalto que são atitudes compreensíveis para proposta de trabalho dele, justamente se pensarmos na forma e nas maneiras de como a Bíblia apresenta alguns profetas como por exemplo João Batista. O cara comia gafanhoto e vivia no deserto. Loucos por Jesus existiram e existirão, até neste ponto tudo bem. 
Podemos discordar dos métodos e talvez na direção de seu trabalho, mas eu preciso respeitá-lo. 

Quero também destacar que dizer que ler a Bíblia é uma coisa louca, na verdade é exagerar na lista de justificação que ele mostrou no vídeo. Até porque ele é Cristão. Para o Cristão, ler a Bíblia é obrigação. Neste ponto eu até entendo que cada enumera a sua própria “lista louca” de acordo com que quer, desde que não se oponha direta ou indiretamente a palavra de Deus.

Agora, tirar foto usando a imagem estereotipada do vício das drogas, usando a palavra de Deus como se fosse uma carreira de cocaína, não é uma loucura, mas uma estupidez. Nós temos crises de referências. E ele mesmo não ajuda em nada com estas atitudes.

Ocorreu um fato algum tempo atrás, onde o Tom Zé confessou no programa do Jô Soares ter usado páginas da Bíblia pra fumar um baseado. O link é este aqui "http://www.youtube.com/watch?v=-m7ifZ9u12k" A posição do tom pode se justificar na idéia de que ele nunca foi cristão e que aquilo é um mero livro pra ele. Porém, os "cristãos de plantão" entraram numa campanha de críticas nas mídias sociais para que houvesse uma retratação. Como assim, o Tom Zé não pode mesmo não sendo cristão e com Pr Lucinho pode mesmo sendo ele cristão? Se existe alguém que não deveria fazer isso é um Pastor. Usamos dois pesos e duas medidas.

Outro problema é o vídeo em si. O vídeo só teria um sentido se ele tivesse pedindo desculpa. O problema é que ele mesmo não viu isso como problema e ainda lançou um vídeo se justificando. Portanto, o vídeo explicando em si é contraditório e mostra que o “tiro saiu pela culatra”, senão ele não precisaria se explicar. Ou não... Sei lá o que ele pensa das coisas.

Isto implica na idéia de que se alguns jovens fizerem algo errado ou polêmico, pelo exemplo que ele deu, só é necessário fazer um vídeo justificando. Estou dizendo isso porque sabemos que exemplos falam mais que as palavras. Se isto foi direção de Deus pra ele, direção de Deus não precisa ser justificada. É contradiório ter que dar explicações. Se justificar é se queimar. É assumir que foi o homem e não Deus que fez a obra.

No final, ele ainda ousa em dar uma indireta a aqueles que não concordaram com a foto polêmica, chamando estes de religiosos. Ok, então eu sou. Infelizmente, a moda atual de muitos "loucos" é chamar os outros de religiosos. Sinceramente eu vejo como infatilidade agir assim...

Uma regra que aprendi não é perguntar o que Jesus faria numa situação como essa, mas examinar o que Jesus fez. Perguntar o que Jesus faria, deixa o cargo do pensar as referências que as pessoas têm de Jesus e nem sempre as pessoas sabem quem foi Jesus. Por outro lado, ao examinar o que Jesus fez, automaticamente as pessoas precisam ler a Bíblia para saber.

Quanto ao Pr Lucinho, conforme ele mesmo disse que leu a bíblia tantas vezes, ele deveria consultá-la um pouco mais para evitar determinadas situações como esta. Quem conhece de igreja, sabe que no mínimo isto gerou certa dor de cabeça, Então, por que esconder?

Att

Nenhum comentário:

Postar um comentário