sábado, 26 de janeiro de 2013

Chamado - Correr com Cavalos

Cavalos

Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão? Jeremias 12:5

Pelo contexto do livro de Jeremias, Deus estava respondendo ao autor que ele não deveria lamentar pela dificuldade que enfrentava naquele tempo. Deus estava alertando sobre a chegada de um tempo em que as coisas ficariam ainda mais difíceis. O texto é um convite de Deus para uma vida de excelência independente da situação que vivemos.

Ao extrairmos o princípio, percebemos que a vida excelente não esta destinada apenas para aquele tempo, mas para o hoje. Numa parábola, podemos dizer que vivemos na atualidade, os tempos incertos da “enchente do rio Jordão”. O mundo vai de mal a pior. Crentes não tão crentes. Humanos não humanos. Enfim... Por outro lado, está começando a ocorrer um fenômeno. As pessoas estão sedentas pela integridade. O óbvio me diz que só temos sede de algo que nos falta. 

Não diferente a tudo que esta acontecendo, quero alertá-los devido algumas situações que nos parecem ser favoráveis, mas que numa análise mais profunda, não é a realidade. Criaram uma falsa impressão de que nossa condição atual está melhor do que realmente está. Recentemente, algumas pesquisas indicaram que o Evangelho está em crescimento, entretanto, isso não se reproduz em qualidade atestada pela função salina que Deus destinou. A Bíblia diz que "Se o sal não salgar, para nada presta".

Conclusão: Os frutos reais são bem diferentes dos frutos bíblicos. Os nossos heróis viveram totalmente diferentes da realidade que se apresenta. Eles não buscavam reconhecimentos, fama, conforto e comodidade. Jesus foi crucificado e disse que não tinha onde reclinar cabeça. A vida de Jesus parecia ser um total fracasso do ponto de vista humano. Ele viu seus amigos e discípulos o abandonarem no momento mais difícil que ele sofreu. Paulo, o maior líder cristão que existiu, passou suas últimas horas em uma masmorra, sofrendo frio e reclamando de abandono. 

Meu Deus, eu choro ao escrever isso e comparar com minha realidade!

Descubra a sua real natureza

A bíblia cita em Jeremias 1:5. “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.”

Posso começar dizendo que fomos destinado a coisas grandes! Mas não na medida da grandeza que a visão secular tem por referência. Nossa vinda a este mundo não é por acaso. Nós temos duas escolhas: Sofrer em vão ou sofrer por um causa que vale a pena. Esta é a nossa medida de grandeza: Sofrer por algo que valha a  pena!

Vamos pensar juntos: Quando lemos Jó 31:15 que se refere a “Aquele que te formou no ventre” e Romanos 8:30 que diz “E aos que predestinou”, ao reunir estes versículos e tendo em mente outras passagens, podemos concluir que antes de qualquer coisa, Deus já nos conhecia. Não apenas isso, de antemão Deus planejou o que fossemos o seu propósito.

De acordo com plano de Deus, existe um alvo existencial. Tentar ser o que a gente deseja apenas, sem consultar aquele que já me conhecia antes, é não explorar toda capacidade que Deus nos destinou. Fomos reservados, e dentro deste plano, Ele nos deu para alguma coisa. Dar é o resultado do amor radical de Deus como diz em João 3:16.

Pense: Se Ele me conheceu antes mesmo da minha existência, isto me instrui que para conhecer a mim mesmo é necessário ajuda do próprio Deus. Autoconsciência é crível apenas se for à luz do Espírito Santo e a medida da sua Santa Palavra.

Portanto, não lute contra a própria natureza. Pelo contrário, descubra a sua própria natureza. Seja sensato e busque a cada dia mais se entregar a Jesus. Não foque as coisas passageiras, focalize as coisas eternas, pois tudo que é passageiro não tem poder de nos limitar quando olhamos para aquilo que é eterno. A vida cristã não é fácil, mas é extremamente glorioso quando o foco está no Autor.

Lembre-se: Nós fomos chamados pelo Eterno e para o eterno.

Que Deus nos dê esta graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário