terça-feira, 21 de agosto de 2012

A diferença entre Judeus e a Igreja Cristã

Imagem do Genizah
Quando examinamos as Escrituras, percebemos que a Bíblia divide três grupos dentro da Raça Humana como vemos em 1 Cor 10:32 "Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." Paulo determina estes três grupos como Judeus que na verdade são os Israelitas, Os não-judeus que não foram convertidos ao cristianismo como gentios e a Igreja de Cristo.

Se observarmos, a maior parte da Bíblia se refere à Aliança de Deus com os Israelitas. Todas as promessas ali contidas são apenas para os Judeus praticantes da Lei com promessas de distinção como povo e Glória terrena. As mesmas não têm nenhuma aplicação a Igreja de Cristo, pois são povos diferentes com obrigações diferentes. Não estou afirmando que os judeus não serão salvos, mas apenas que os cristãos não têm participação na maioria das promessas que são concernentes a Lei. O que podemos extrair do Velho Testamento são os princípios e a forma de Deus operar na humanidade, mas nunca as promessas determinadas a Israel.

Por outro lado, a igreja de Cristo tem um papel fundamental na construção do Reino de Deus. As melhores promessas são para ela, tendo em vista que promessas eternas são melhores que as passageiras. Por intermédio da Igreja que Cristo manifesta seu Reino e o seu Corpo aqui na Terra. Se pensarmos na profundidade disto, vamos perceber que diferente do pacto feito com Israel que visava um comportamento exterior, a Nova aliança de Deus se inicia no Novo Nascimento e isto inclui um "pacote" de coisas direcionado ao interior humano como Regeneração, Conversão (Fé+arrependimento+batismo), desenvolvimento da Salvação (continuidade da conversão) e que terão fruto no exterior. A benção é completa de dentro pra fora.

Em contraste com Israel que tem as promessas terrenas e se inicia com o Patriarca Abraão, a Igreja tem as promessas celestiais e o seu início é a crença em Jesus como Filho de Deus através da revelação do Espírito Santo. Enquanto Israel é um povo distinto e próspero aqui na Terra, a Igreja será perseguida e terá o que é necessário para sobreviver tendo apenas a esperança de que o tempo das promessas divinas chegará um dia.

Quanto aos gentios, podemos dizer que é um título popular dado a qualquer membro da humanidade que não é judeu ou que não se converteu ao Cristianismo. Pois se a pessoa não é judia, mas se converteu ao Cristianismo, ele é Cristão. Ou se a pessoa não é judia, mas se converteu ao judaísmo, ele também não é considerado gentio. Enfim, gentio é alguém que não está incluso em nenhuma das alianças manifestas de Deus.

Abaixo segue alguns versículos que podem ajudar nesta diferenciação:


Judeus -  Romanos 9:4,5; João 4:22; Romanos 3:1,2
Vocação Judeus - Genesis 12:1; Deuteronômio 8:7-9; Genesis 24:34,35; Deuteronômio 28:7,13
Conduta para os Judeus - Deuteronômio 7:1,2; Deuteronômio 21:18-21
Adoração para os Judeus- Levítico 17:8,9; Levítico 1:10; Números 3;10


Igreja - Efésios 1:22,23; Efésios 5:29-33; I Pedro 2:9
Vocação da Igreja - Hebreus 3:1; Matheus 8:20; I Corintos 4:11; Marcos 10:23
Conduta da Igreja - Matheus 5:44; I Corintos 4:12,13; Lucas 15:20-23
Adoração - Matheus 18:20; Hebreus 10:19,20; 1 Pedro 2:5

Obs.: Sobre os gentios não promessa, apenas as citações e a punição como nos textos Efésios 2:11, 12; Efésios 4:17,18; Marcos 7:27,28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário