quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Discipulado - Faça como eu faço



A cada dia tem ficado mais evidente que a palavra convence, mas apenas o exemplo é que faz o discípulo. Podemos usar excelentes técnicas de abordagem evangelística, técnicas de motivação pessoal ou convencer as pessoas a irem a Igreja, entretanto a pessoa ao conviver com quem o convenceu, desejará algo mais profundo como a atitude. Conclusão: Se a pessoa não viver o que prega, possivelmente será mais vergonha do que honra ao Evangelho.

Observe outro detalhe: Não foi no período de Jesus que iniciou o discipulado. Biblicamente, o discipulado sempre existiu como podemos visualizar entre Moises e Josué, Elias e Eliseu, Noemi e Rute e muitos outros. Porém, foi Jesus que aperfeiçoou o discipulado a maneira de Deus, e como Deus, fez do discipulado a obrigação para Igreja Cristã.

O discipulado é a forma pela qual Jesus usou para ensinar aos seus aprendizes a respeito do Reino de Deus e a sua obra. No modelo de Deus, discipulado é ensinar com a própria vida, mostrando na prática como se faz. Há uma ordem para fazermos discípulos no modelo de Jesus, e sendo uma ordem do próprio Deus, não temos opção. Se cristãos, somos obrigados a discipular.

Agora, qual relação entre os parágrafos anteriores? Ambos se integram e aperfeiçoam o conceito de discipulado. Jesus deixou a obrigação do discipulado aperfeiçoado em seu exemplo. Ou seja, Ele ensinou a ordem: “Faça como eu faço” e não o método fariseu do "faça como eu falo." Vejo isso como dica: Se cristãos, vocês precisam ser exemplo antes de convencer alguém. Salvar a si mesmo antes de salvar os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário