quinta-feira, 2 de maio de 2013

Paternidade Espiritual



Paternidade Espiritual é algo que tem sido esquecido pela Igreja nos dias atuais. A Bíblia está repleta de informações sobre família de Deus. Em uma família não existe apenas irmãos, ainda que a Bíblia também encoraje a fraternidade dos seus irmãos. Mas, nos textos abaixo o nosso Deus está novamente chamando a atenção para a importância de sermos pais e mães espirituais.

Olha o que diz o texto de 2 Coríntios 6:18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.” Deus nos vê como uma grande família. Em I Coríntios 4:14-18, Paulo chama a Igreja em Corintos e Timóteo de filhos. Em Mateus 5:48 diz “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Jesus chama seus discípulos em Marcos 10:24 de Filhinhos. Enfim, existem 13 citações de Jesus e dos apóstolos chamando seus seguidores de filhos e muitas outras fazendo menção sobre a paternidade.

Paulo ao escrever aos filhos amados em Efésios 3:14,15 diz: “Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família tanto nos céus como na terra”. Deus é o Pai de quem deriva toda a paternidade, seu significado e inspiração. Paulo está nos mostrando que este é o motivo de oração, a paternidade de Deus.

Dizem por aí que existem três níveis de paternidade no mundo:          
  1. O Pai que gera filhos biológicos.  Só gera e não assume nada na formação.
  2. O Pai super protetor que gera filhos assumindo a responsabilidade de alimentá-los e protegê-los, mas que se esquecendo de corrigi-los como deveria ou deixando esta tarefa para a mulher.
  3. Por fim existe o PAPAI, o paizinho, aquele que faz todas as coisas que outros pais citados fazem, mas que vai além. Este Pai entende que a maior necessidade do filho não está ligado a “super proteção” ou em ter o que Pai não teve em relação a comer do bom e do melhor desta terra, mas a responsabilidade de levar o seu filho a um caráter exemplar. Este é aquele que ensina a criança NO CAMINHO. Este é aquele que ensina com exemplo.
Como na família, assim é na igreja do Senhor. O Papai espiritual investe em seus filhos, tanto no carinho quanto na disciplina. Este é o tipo de Paternidade que a Bíblia tem nos ensinando através do discipulado. Sabe o que é mais interessante: Jesus e Paulo foram os maiores discipuladores que existiram e ambos foram solteiros não tendo filhos. 

Duas características essenciais e comuns entre eles, Jesus e os Apóstolos, são que ambos se referiram a discípulos e enfatizaram o amor como “gasolina” que movimenta o processo de paternidade espiritual. Que façamos como Eles ao compartilhar o amor do Pai gerando filhos espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário