terça-feira, 28 de maio de 2013

Conselho Universal para o Cristão: Dependa de Deus

Mateus 5:3 diz Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Sempre penso na ideia de conselhos universais para os cristãos. Aquilo que independente do tempo, tem sempre alguém (senão todos) que está precisando ouvir ou se lembrar. O interessante é que chego sempre na mesma conclusão. Aquilo que é inicial saber é também o conselho universal que independe do tempo. DEPENDER DE DEUS.

O que significa depender de Deus? Depender é estar sujeito a Deus por carecer Dele. Em resumo seria dizer que Deus é nossa necessidade. O sentindo de dependência na vida humana é muito profundo. O ser não depende de Deus em algumas coisas, mas em todas. A própria Bíblia diz que Ele é o Pão da Vida. 

Entretanto, depender de Deus pode ser bem exemplificado nas disciplinas espirituais das quais precisamos lembrar a nós mesmos da prática delas, lembrando que aceitar sua importância é sempre uma resposta de humildade do ser cristão. Por exemplo:

Existem passos DIÁRIOS relacionados com Dependência de Deus que todo cristão iniciante ou mais maduro precisam sempre exercitar, tais como: ORAÇÃO, LEITURA DA PALAVRA, JEJUM E ADORAÇÃO.

Sobre a oração, podemos dizer que é fundamental para o crente. É a gasolina que faz o carro andar. Não existe oração errada, existe oração não feita. Iniciante na fé, nós tendemos a fazer orações mais endereçadas ao nosso próprio bem estar. Na verdade, as vãs repetições que Jesus condena são um pouco de oração cobiçosa que fazemos, mas até a nossa imaturidade Deus compreende e nos ajuda superar. Agora, quero destacar que a verdadeira oração é de Deus para Deus. Oramos para que a vontade Dele seja feita em nós para que assim possamos dar frutos para Glória Dele. Orar é conversar com Deus e um exercício de confiança em sua provisão, por isso devemos sempre ter em mente que é igualmente um prazer e uma obrigação.

A Bíblia é fonte primária para o cristão ser Cristão, ou seja, aquele que quer ser um imitador de Cristo precisa amar ler e examinar as Escrituras. Nela está o manual que nos conduz a medida do varão perfeito. Não podemos ter as nossas próprias idéias e depois procurar a Bíblia para fundamentá-las, mas devemos ter a Bíblia e a partir dela extrair e construir os pensamentos. A palavra é que nos leva ao propósito de Deus para nós. Ao converter a Jesus Cristo, ler a Bíblia é forma mais constante Dele falar conosco e de procurar a direção certa.

Jejum figura nesta lista como uma prioridade diária, pois sempre precisamos negar a nossa própria carne. Abster-se é uma forma de valorizar o Espiritual e diminuir o carnal. Existem algumas castas de demônio que apenas são vencidas no Jejum e oração como o próprio Jesus disse. Jejuar é uma forma de vencer aquilo que nosso corpo distorcido acredita ser dependente. Jejum na minha humilde opinião é um ato para mostrar para “nossa carne” que dependemos de Deus e não de nossas necessidades físicas. E sabe o que é mais interessante? É que sempre tem alguma coisa que devemos jejuar.

Adorar é muito mais que cantar canções, fazer reverência, rituais e sacrifícios. Adorar faz parte do que a gente é. Fomos feitos seres com uma natureza inclinada a adorar. Faz parte da nossa essência, mas principalmente, faz parte de nossa função. A própria Bíblia mostra por diversas vezes no cenário de apocalipse que adoração é uma prática perfeita e constante no céu. No céu não existe nenhum ser que não adora. É muito sério isso.

Que o conselho do Maravilhoso Conselheiro faça morada em nos corações. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmos 119:11 

Nenhum comentário:

Postar um comentário