quarta-feira, 29 de maio de 2013

Discipulado - Ser Perfeito

Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês." Mateus 5:48

Estamos diante de uma ordem do Cristo revelado que conflita diretamente com quem somos. Ser perfeito é não ter defeito. Defeito é distorção, é existir sem Deus como padrão. É romper com aquele por quem emana toda PERFEIÇÃO. Então, somos imperfeitos na raiz porque o pecado nos faz romper com o Criador que é nosso padrão.

Observe que a ordem é para que a gente se torne, mas não é uma afirmação dizendo que a gente é. Deus sabe que nenhum de nós chegará ao fim das nossas vidas sem defeito. O sentido aqui é nos ensinar onde está a fonte de nossa perfeição.

Devemos ler esta proposição de Cristo entendendo o sentido completo de todo capítulo de Mateus cinco. Ele está ensinando sobre um conjunto de princípios, incluindo amar os inimigos e orar pelos que perseguem. Ou seja, a proposta está relacionada a ouvir os ensinamentos de Jesus para compreender esta ordem de ser Perfeito.

O texto ensina valores profundos que se aplicados em nossa vida diária seríamos perfeitos, tão perfeitos que em relação ao padrão distorcido humano seríamos chamados de “tolos”.

Estes ensinamentos estão relacionados ao próximo e na ótica Bíblica de Jesus, o próximo não é apenas o conterrâneo ou vizinho ou amigo legal, mas pessoas que não são tão agradáveis e que podem até ser inimigas por alguma rivalidade ou ato ofensivo.

Pelo contexto, parece que os judeus confundiam o entendimento de quem verdadeiramente era o seu próximo, entendendo que podiam até odiar pessoas. Você não vê na Escritura nenhum ensinamento ensinando a odiar pessoas, mas eles concluíam seguindo um sentido literal e associando que quem pratica o mal é o próprio mal.

Enfim, não é este o ensinamento de Cristo. Devemos ter em mente que uma coisa é odiar o mal outro é odiar quem pratica tal ato. Jesus está ensinando neste texto que devemos amar os inimigos e orar por aqueles que nos perseguem, e que deste modo seremos filhos de Deus. A pergunta é por quê? Porque Deus faz isto. Ele ama quem o odeia e intercede por aqueles que o persegue.

A oração do Pai nosso no capítulo 6 de Mateus ensina que a forma de recebermos o perdão é estarmos perdoando os nossos ofensores. Não existe dívida maior do que a que tínhamos com Deus, entretanto Ele nos perdoou. Na ótica do Autor da Vida, quem recebeu o benefício do Perdão também deve compartilhar o benefício do Perdão.

Este ensinamento do texto de Mateus nos coloca diante de uma forte mudança de mentalidade, pois podemos entender que com esta ordem de Jesus nós não devemos conformar com a imperfeição humana. Conformar na Bíblia tem o sentido de se amoldar, acostumar. E é exatamente isso que fazemos, aceitamos o padrão deste mundo.

Jesus é exata expressão de Deus, a exata expressão da Perfeição. A medida do Varão Perfeito. A promessa é que se guiados pelo Espírito, todos chegaremos a Unidade da Fé, a medida de Jesus. Se formos guiados pelo Espírito, teremos a nosso disposição o Perfeito Filo de Deus morando em nós e influenciado diretamente nossas atitudes. A perfeição pode ser vista em nós, quando agimos como Jesus em cada oportunidade que surge. Em cada situação onde alguém se faz inimigo. 

A bíblia diz: Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

Que Deus nos conceda esta revelação e força para praticá-la. Em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário