segunda-feira, 29 de abril de 2013

Chamado para sermos Pais Espirituais


Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.” (I Co 4:14-16)

A definição de sinônimo é a palavra ou expressão que possui o mesmo sentido ou que tem aproximadamente um significado parecido a uma determinada palavra. Um dos sinônimos do significado de Discipulador nas Escrituras é “Pai Espiritual”. Paulo admoestou chamando o cristão de Coríntios de Filhos em Cristo, logo, se propôs a posição de Pai espiritual.

Existe uma verdade nas Escrituras a partir do Novo testamento – Fomos feitos filhos amados de Deus por intermédio de Jesus. Fomos chamados para ser a imagem e semelhança Dele. O próprio Jesus na oração modelo conhecido como “Pai Nosso” nos ensinou a um novo tipo de relacionamento com Deus, o de filhos. Ele começa a oração dizendo: "Pai nosso que estais no céu". Ou seja, Jesus apresenta para nós o sentido de Pai Espiritual.

As ordens do discipulado e de outros ensinamentos de Jesus são: Como filhos, nós imitamos ao Deus filho, Jesus. Como Pais, nós imitamos ao Deus Pai que mostrou a sua exata expressão no filho. Ou seja, nossa função é ser e fazer filhos espirituais, assim como Jesus foi e fez.

Todos devem ter em mente que ao mesmo tempo em que somos filhos de Deus, fomos designados para sermos pais espirituais de filhos que o Pai nos entregará como ensina a oração sacerdotal em João 17.

A nossa preocupação com os filhos que o Pai nos entregou deve consistir em assumir se o discípulo tem o que comer, tem trabalho e outras coisas. Mas, principalmente, nosso alvo deve ser ministrar o Evangelho em um nível profundo que leve a pessoa ao caráter de Cristo, o filho perfeito de Deus.

Portanto, Paulo diz: "Admoesto-vos". Ou seja, repreendo a vocês para que sejam meus imitadores. A repreensão nos chama a atenção para alguém que é solteiro, mas que se vê como Pai de filhos espirituais. É uma convocação a imitar alguém que gera outras pessoas em Jesus. Imitar é ser um Pai espiritual de muitos filhos que Deus nos entregará.

Deus abençoe

Daniel Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário