segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Esforçando em ser Santo


E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:24

“A marca de um santo não é a perfeição, mas a consagração. Um santo não é um homem sem faltas, mas um homem que se deu sem reservas a Deus.”
Bishop Westcott.

Não somos perfeitos e nem estamos pertos de ser. Talvez com muita graça de Deus e nosso esforço conseguiremos melhorar quem nós somos. Este passo de melhorar quem somos passa essencialmente por Jesus. Ele é o Perfeito Filho de Deus e Salvador dos impossibilitados. Na sua especialidade de causas impossíveis, consegue transformar alguém que não há como ser santo e a partir de seu sacrifício, santificá-lo (Marcos 10:27, Hebreus 9:12).

Isto somente é possível porque existe uma ponte entre a santidade de Deus e o pecador que somos que se chama redenção. A condição desta redenção é nascer de novo. O novo homem tem como garantia a benção de Deus no seu esforço em ser perfeito, mesmo sabendo que nunca seremos Perfeitos na expressão que Jesus foi. Acrescenta-se que a santidade que falamos aqui é a forma de comunicar visivelmente a salvação dada por Jesus. Então, devemos comunicar a nossa salvação esforçando a viver reservado em relação a tudo àquilo que interiormente e exteriormente influencia a imperfeição. Apesar de santidade ser diferente de perfeição, seguir a santidade de Deus nos impulsiona a favor do caminho da perfeição.
 
Continuando com o raciocínio, interiormente não é fácil reservar de si mesmo. Não com o nosso próprio empenho. O nosso esforço precisa ser abençoado por Deus e as ferramentas com esta capacidade de abençoar o interior humano são o Espírito Santo e a Palavra de Deus (Romanos 8:27,  Hebreus 4:12). Entretanto, existe uma ação em nosso interior que é exclusiva de Deus, ela é que nos regenera e dá condição de comprometer com a santidade.

Precisamos também admitir que é possível reduzir as nossa faltas com coragem e doutrinar o nosso coração a viver mais corretamente, todavia para conseguirmos o resultado de santidade genuína é impossível sem que Deus esteja presente neste processo. O primeiro e essencial passo aponta para ajuda de Deus através da Redenção em Jesus Cristo. Apenas assim a santidade estará ao nosso alcance. Isto significa que devemos orar confessando a fraqueza do coração débil que temos. Significa que devemos orar para que Salvador dos impossibilitados venha agir e nos dá a condição de sermos santos. Significa que se depende de Deus a nossa santidade, logo é possível ser Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário