terça-feira, 28 de agosto de 2012

Plágio - Criatividade donde estás?


Em 2008, fui alvo de acusações e até ameaçado por emitir minha opinião numa postagem sobre plágio. Plágio é "piratear" a intenção ou material indevidamente de outra pessoa. Os responsáveis pelas acusações e pela cópia da obra alheia não merecem ibope e nem escárnio neste espaço, afinal, acredito que o problema deles é falta de orientação em si.


Entretando quero explanar simples pontos sobre o ato de plagiar deles:

O problema dos plagiadores em geral é que pegam temas já consagrados no meio secular e colocam letras que supostamente dizem louvar ao Senhor. Entretanto, é inevitável não lembrarmos das canções originais cuja temática é ofensiva até para aqueles que não são cristãos. É ouvir uma coisa e pensar em outra. As formas de "louvor" desta turma são bem diferentes daquilo que vemos na Bíblia.

A minha "bronca" não é para tecer comentário difamatório ou mesmo fazer juízo sobre o ritmo e pessoas. A minha "antipatia santa" está em como alguns "evangélicos" tratam a Bíblia como um objeto qualquer. Se quiserem o errado, pelo menos sejam honestos. Não fiquem justificando suas vidas atrás de versículos completamente fora de seus contextos.

O assunto em si não precisa dar muitas explicações, pois é questão de bom-senso: Plagio é condenável por desrespeitar direitos autorais, artísticos e uma série de coisas relacionada a isso.

A gravidade disso é quando os "cristãos" procuram argumentar usando a bíblia pelo interesse pessoal. Usam o famoso clichê e muleta teológica de "fingir de tolo para ganhar o tolo".

Nos comentários eles acreditam que estou sendo preconceituoso com o ritmo do funk. Contra o ritmo eu nem sei se sou contra, sou opositor do movimento de banalização da música principalmente dentro das igrejas cristãs. Pra dizer a verdade, isto que eles chamam de “funk carioca”, “proibidão” e sei lá quais outros nomes que eles dão a isso, eu sou contra mesmo. Tenho alguns motivos simples: Desrespeito com os ouvidos alheios, depreciação da mulher e a letra torpe. Enfim...

Quanto a turma de desocupados que ficam constantemente "aparecendo" com comentários impróprios  de forma "calorosa" sobre o que escrevi, quero dizer que tudo que posto no blog não está direcionado a uma pessoa ou grupos especificamente. Mas, se a carapuça serviu, fazer o que, né? 


Quero reforçar que meu compromisso não é com a moda, popularidade, política e qualquer outra coisa. O meu compromisso é com Jesus e sua missão. Falo isso com todo sentimento.

Sou um cara que se enquadra na idéia de crente "quadrado", que vive lembrando do passado da Igreja com a aquele misto de saudade e tristeza, mas que todos os dias renova o seu voto de vigiar para permanecer em pé até o fim...

Por questões de crença na capacidade infinita de Deus, aceitar o plágio é indiretamente contrariar o principio da natureza de Deus como o Criador e a capacidade inspirativa que ele concedeu ao homem.

Para quem não sabe, o vídeo referido se chama "FUNK GOSPEL - QUER ORAR?" que é o mesmo nome da antiga postagem. Trata-se de um plagio de música de duplo sentido do Bonde do Tigrão chamada Cerol na Mão. A versão do plágio chama “Toque do irmão”. Está no link http://www.youtube.com/watch?v=t7itRGtxKo8

De qualquer forma, quem quer enxergar as coisas como são de fato, sabe que o plágio é de muito mau gosto e condenável ainda mais quanto distorcem as referências e ferem conceitos cristãos.

Deus abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário