segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Discipulado - Recomendações Paulinas para Manter o fogo do Espírito na Igreja

Tessalonicenses
Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. 1 Tessalonicenses 5:16-22

Reproduzo abaixo as sete diretivas importantíssimas para manter a chama espiritual na Igreja. Neste mesmo capítulo há instruções práticas para lidar com tipos de pessoas dentro da comunidade, mas vou me ater as estas recomendações que são muito úteis para “manter o fogo do Espírito”.

  1. Regozijai-vos sempre. É uma orientação para termos exultação sempre. É conservarmos permanente a alegria. A Bíblia diz que no Reino de Deus temos: Paz, Justiça e ALEGRIA NO ESPÍRITO. Um dos nutrientes do fruto do Espírito é o gozo. 
    1.  Alegrar sempre não significa fazer festa todo o dia. 
    2. Não significa nos alegrarmos pelas coisas de ruins que acontecem na nossa vida
    3. Não significa ficar feliz com tudo, mas alegrar-se sempre apesar das circunstancias
  2. 2.    Orar sem cessar. É orar constantemente. É manter uma disciplina crescente e continua de oração. Orar é conversar com Deus.
    1. Isso não significa ficar orando em voz alta o tempo inteiro em todo lugar, mas orar em Espírito.
    2. É manter um coração sempre disposto e inclinado a visualização das coisas espirituais.
    3. Não é sempre orar conscientemente em voz alta, mas sempre estar atento ainda que inconscientemente a voz de Deus. É levar sempre Deus em consideração. 
  3. Em tudo daí graça. Isto significa dar graças em tudo e qualquer circunstancia. Reforço que não é dar graça por todo motivo, mas mesmo estando em qualquer situação devemos ter um coração grato a Deus.
  4. Não extingais o Espírito. Não apagar o calor do Espírito Santo. Isso é manter o fogo aceso dando lugar ao Espírito e diminuindo a carne.
    1. Isto não é apagar o Espírito porque não podemos fazer algo do tipo. Deus é infinitamente maior do que qualquer ser humano.
    2.  Isso significa estar sensível ao Espírito, estar sensível a sua ação.
  5. Não desprezeis as profecias. É estar alerta a manifestação profética de Deus no meio de sua Igreja.
    1. Isto não significa que devemos aceitar todo tipo de profecia. 
  6.  Examinai tudo. Retende o bem. Isto é um ensinamento para julgarmos todas as coisas e retermos o bem. Todas as coisas no contexto não significam julgar também pessoas. Na versão da Bíblia King James, coloca este ensinamento em conjunto com o anterior, ela diz assim: “Não trateis com desdém as profecias, mas examinai todas as evidencias e retende o que é bom. “
    1. Isso não significa ser crítico com todas as pessoas ou com todas as coisas.
    2. Significa discernir. Discernir é julgar corretamente. A única forma de julgarmos corretamente é a luz da Palavra orientada pelo Espírito, e assim reter o melhor. Memorizar aquilo que é melhor.
  7. Abstende-vos de toda a aparência do mal. Parece um conselho lógico para o Cristão, mas a aplicação prática disto é muito atual. Gostamos-nos muito de flertar com o perigo. Parece um conselho para se reservar, afastar e precaver de todo tipo direto ou indireto do mal. Isto justifica em muitas ocasiõe
    1. Pastor Ebenezer Bittencourt diz que abster-se do mal não é se isolar da sociedade e viver como ermitão
    2.  Abster-se do mal é abandonar o erro de quatro formas:
      1. Abandonar o pecado.
      2. Aparência do Pecado (Aspecto do Pecado).
      3. Abandonar tudo que conduz ao pecado.
      4. O que borda pecado. (Tem pessoas que gostam de viver no limite entre o que é pecado e o que não é)

Nenhum comentário:

Postar um comentário