domingo, 9 de junho de 2013

O único Julgamento permitido é o de si mesmo!

Solitude: Examine a si mesmo
1 Pedro 4:17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?

Pedro advertia que se os grandes problemas e lutas são tão duros para os justos, então imagine o quão duro será o final daqueles que vivem tendo o prazer no pecado. Se Pedro naquele tempo discernia que já era tempo de julgar pela casa de Deus, então qual o tipo de julgamento que devemos fazer? Pelas escrituras, o julgamento é o auto-exame através do que diz em I Co 11.28ª “Examine-se, pois, o homem a si mesmo." Nota-se que o principal julgamento que devemos fazer é o de nós mesmos. A continuação deste texto diz que se examinássemos a nós mesmo, em nosso meio não existiriam tantas pessoas dormindo na fé. No verso 31 desta passagem o texto diz: Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

Devemos tomar isto como referência. Olhar para dentro de nossa comunidade cristã e fazer o auto-exame. No momento de solitude, em reflexão perguntar: O que estamos vivendo testemunha Deus para a humanidade? O que a maioria dos cristãos tem praticado é o cristianismo ideal? Estas perguntas propõem como caminho para examinarmos a prática da vida de Cristo diante de nossas atitudes. Não estou propondo aqui o Jesus faria se estivesse em minha situação, mas o que Jesus fez enquanto é homem. Para sabermos o que Jesus fez é preciso estudar as Escrituras.

Pedro propôs a preparação continua para responder aqueles que pedirem a razão da esperança em nós.  I Pedro 3:15 “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” Em resumo: Santificando e se preparando para ser alguém que representa a Deus com temor e mansidão para qualquer um que pedir a razão da esperança que Jesus é em nós. Observou que a RESPOSTA da nossa confissão de fé está inteiramente relacionada com prática de santidade em nossa vida.

Por fim, o único julgamento permitido é o de si mesmo. E a nossa referência é Cristo, seguindo o caminho da Santidade. 

Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário