sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A verdadeira confissão



"De tanto ver prosperar a vilania, o ser humano pode ter vergonha de ser honesto." Resumo do que Rui Barbosa disse. Existe uma frase de Jesus que amplia ainda mais sobre esta citação de Rui Barbosa: "Se o sal não salgar para nada presta!"

Hoje penso que estamos mais inclinados para a vergonha de ser honesto do que dispostos a fazer tudo conforme a Bíblia ordena. O evangelho cresce e isso não aparece em bondade, compaixão e amor!

Rui foi um pensador que parece ter encontrado este raciocínio. Ele mesmo disse que "não trocava a justiça pela soberba. Não deixava o direito pela força. Não esquecia a fraternidade pela tolerância. Não substitua a fé pela superstição, à realidade pelo ídolo. Isso é um síntese do Reino de Deus.

São percepções e valores cristãos. São prioridades no lugar certo. São pensamentos que dizem muito a respeito do que é ser Cristão para nós cristãos. Gandhi chegou a dizer que: "Se os cristãos vivessem o que pregam todo mundo seria cristão"

"Se" é uma condição para a conversão de todos. A decisão passa por confessar o Senhorio de Jesus. E confessar na Bíblia é com a vida e não apenas com a boca.

Certa vez ouvi um desconhecido dizer: “Cristãos hipócritas são usinas de ateus.” Esta frase ajuda e entender que os ateus não representam a dificuldade para o evangelho, o real problema é que os nominais cristãos muitas vezes provam com as suas obras que Deus não existe.

Jesus em seu tempo combateu o ateísmo prático. Portanto, pregar o evangelho como Jesus também consiste em combater aquele hipócrita que diz ter Deus, mas sua prática de vida mostra o contrário. Não digo praticar qualquer violência contra o hipócrita, mas ser incisivo contra hipocrisia dele. Tipo: Raça de Víboras.

Quero advertir que esta incisão precisa ser feita em amor. Não existe cirurgia sem anestesia, e o amor é a nossa anestesia. Devemos sempre lembrar este conselho do Rui que mostra o padrão do amor, da fraternidade e da solidariedade.

Enfim, de mim posso dizer o seguinte: Sempre fui idealista, sempre fui um amante da bondade, sempre chorei com as histórias de superação, sempre fui tocado pela própria vida em si, sempre pensei que ser cristão é ser bobo do ponto de vista do mundo, mas sábio do ponto de vista de Deus. Mas do que adianta dizer apenas, eu preciso agir assim...

O meu último conselho é: A verdadeira confissão é a que fazemos com a nossa vida. 

Deus abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário